Como calcular o IBU

lupuloInternational Bitterness Units scale (IBU) é uma unidade de medida que caracteriza o amargor. Esta é uma norma mundialmente utilizada para diversas bebidas. 1 IBU = 1 mg de iso-alfa-ácido por litro.

Existem três fórmulas populares para cálculo de amargor em IBU. Estes são Tinseth, Rager e Garetz, cada uma com o sobrenome do autor da fórmula. Apresentaremos abaixo as 2 formas mais populares para você calcular o IBU em suas cervejas: método de Glenn Tinseth, que para muitos é considerado o método mais preciso (incluive é o método utilizado no Beer Smith) e o método de Jackie Rager, que é o mais antigo.

 

Calculo de IBU pelo método de Glenn Tinseth

ibu_formula
Onde temos:

Utilização de Alfa Ácidos = Fator correspondente entre gravidade específica por tempo de fervura. Esse fator você encontra na tabela abaixo.
Alfa Ácidos = Porcentagem de alfa ácidos do lúpulo em decimais. Neste caso, se o lúpulo possui 12,5% de álfa ácidos, você colocará 0,125.
Lúpulo = peso do lúpulo em gramas.
Volume final = Volume final de cerveja produzida.

Tabela de utilização de alfa ácidos

tabela_glenn

Cálculo de IBU pelo método de Jakie Ragers

Segundo Rager, se a gravidade específica da fervura exceder 1.050, será necessário um Ajuste de Gravidade (AG), conforme a fórmula abaixo:

ajuste_gravidade
Caso a gravidade específica do mosto na fervura for menor que 1.050, então AG = 0.

Agora que temos o valor do Ajuste de Gravidade, seguimos com a fórmula:

ibu_Rager
Onde temos:

% Utilização = Fator correspondente entre gravidade específica por tempo de fervura. Esse fator você encontra na tabela abaixo.
Alfa Ácidos = Porcentagem de alfa ácidos do lúpulo em decimais. Neste caso, se o lúpulo possui 12,5% de álfa ácidos, você colocará 0,125.
Lúpulo = peso do lúpulo em gramas.
Volume cerveja = Volume final de cerveja produzida.
AG = Ajuste de Gravidade, que pode ser calculado conforme a fórmula acima.

Tabela de utilização de alfa ácidos de Rager

tabela_rager

Agora você já sabe calcular o IBU de sua cerveja. Lembre-se que para cada adição de lúpulo em diferentes tempos é necessário realizar um novo calculo. Para obter o IBU total basta somar os valores de cada adição.

Boas cervejas!